BLOG

Compra de veículos usados supera a de novos no ano de 2020

Compra de veículos usados supera a de novos no ano de 2020

Compra de veículos usados supera a de novos no ano de 2020

No início da pandemia no começo de 2020, o brasileiro foi “obrigado” a realizar a maioria das atividades no modo “drive in” para diminuir o contágio do vírus nos ambientes público e privados. Isso fez com que a venda de veículos seminovos para mobilidade individual tivesse um aumento significativo no mercado automobilístico, superando a crise de 2020, mesmo não tapando totalmente o buraco, de acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). 

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2020, o número de carros usados transferidos foi de 4,9 enquanto 1 novo estava sendo emplacado, número que supera a marca de 4.1/1 do ano de 2019. Só no último mês do ano, foram negociados mais de 12 milhões de automóveis, o que representa um aumento de quase 22% em relação ao ano de 2019.  

Um setor que teve um aumento considerável foi o dos caminhões: mesmo com a falta de novas peças e caminhões, os motoristas recorreram aos veículos seminovos para melhorar o trabalho e o serviço realizado. Os números mostram que em novos emplacamentos a queda foi de 8,7%, enquanto em 2019 a porcentagem chegou em 12,3%. Já na relação entre carro seminovos/emplacamento de novos, o índice ficou igual (3,7/1). 

O crescimento das transferências de motos também teve um resultado expressivo no mercado automobilístico: 328,3 mil transações, o que representa aumento de 29% quando comparado ao último mês de 2019.  

A única ressalva no mercado automobilístico se deu nos ônibus. O número de transferências de veículos permaneceu o mesmo de 2019 (1,8/1).   

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.