BLOG

Dicas para aumentar as vendas da Autopeças

Dicas para aumentar as vendas da Autopeças
No Brasil, o mercado de autopeças é um dos que mais tem potencial, e acreditamos que um dos motivos para isso é a grande variedade de itens no catálogo.
Conhecer bem seus clientes e conquistá-lo com atendimento e suporte personalizado são dicas básicas para aumentar as vendas de autopeças, mas, além disso, listamos outras dicas para te ajudar nessa missão.


1 – Planejamento estruturado

É preciso ter uma estratégia de negócio bem definida para que sua empresa mantenha o foco e alcance uma boa performance operacional. Alguns pontos que devem ter atenção nesse processo são:

Marketing: dedique um tempo para definir estratégias de marketing;
Saiba informações do seu público-alvo (idade, interesses, região geográfica);
Catálogo de peças sempre atualizado;
Tenha claro os objetivos metas a serem alcançadas durante o ano;
Fique de olho no calendário e se prepare com antecedência para as datas importantes, nas quais você pode aproveitar para fazer promoções. Ex: Dia dos Pais, Dia do Consumidor, Black Friday.

2 – Catálogo de produtos

A preocupação com o catálogo de produtos não poderia estar de fora dessa lista, afinal, ela faz toda a diferença para as lojas de autopeças. Além da variedade de produtos, é preciso valorizar a qualidade e procedência deles. Garantir a segurança e satisfação do seu consumidor deve estar em primeiro lugar.

Dê preferência para marcas com bom custo/benefício, nem sempre as marcas mais conhecidas e mais caras são as melhores, PESQUISE!


3 – Canais de venda

É importante estar acessível e vender onde quer que seus clientes estejam. Seja na loja física, no e-commerce, WhatsApp ou redes sociais, ampliar os canais de vendas é fundamental para quem deseja aumentar o fluxo de clientes.

4 – Conquiste a reputação da sua loja

A decisão de compra do consumidor passa diretamente pela reputação da loja, por isso, trabalhe constantemente para conquistar alta credibilidade no mercado.
Oferecer respostas e soluções com agilidade, seja sempre educado, prestativo e não aja com violência em hipótese alguma.


5 – Qualidade no atendimento

Estamos vivenciando a era da experiência! Hoje, os consumidores não querem apenas um vendedor que fica anotando pedido ou empurrando mercadorias. O desejo é um atendimento personalizado, atencioso e prestativo.

É importante esclarecer as dúvidas, explicar o funcionamento de cada item, auxiliar no conhecimento e comparação de marcas etc.


6 – Elabore promoções

As promoções ainda são uma das formas mais eficientes de atrair clientes e impulsionar as vendas. Entre as principais vantagens relacionadas a essa prática estão:

Atração e fidelização de clientes;
Giro de estoque;
Aumento do ticket médio;

É preciso ter criatividade para criar promoções! Oferecer vantagens além dos tradicionais descontos como: kits de produtos, descontos progressivos, brindes e ter um programa de fidelidade são só algumas das possibilidades.

Se planeje! Faça a precificação adequada dos produtos e avalie qual é a sua margem de lucro para, só então, determinar o valor dos descontos.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.