BLOG

E-commerce: o negócio do presente ou do futuro!

E-commerce: o negócio do presente ou do futuro!

E-commerce: o negócio do presente ou do futuro!

A pandemia mudou os hábitos de toda a população mundial que foi obrigada a adaptar-se ao “novo normal” para conter a propagação do vírus e à prosseguir com a vida e a economia. Além da crise encontrada em muitos segmentos de mercado, constatou-se que houve reflexos positivos para a comercialização do varejo realizado on-line.

Segundo aponta o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais, o e-commerce cresceu 75% em 2020. Índice altíssimo e oposto se comparado com a retração do ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado que indicou queda de 13,9% se comparado à 2019.

Agora, se analisar a reação do mercado de autopeças durante a pandemia, constata-se que ele reagiu na contramão, pois, não houve queda na comercialização e ainda cresceu cerca de 20% em 2020. Fato este que estimula maior investimento no comércio eletrônico, pois, se os outros segmentos de mercado que tiveram retração e conseguiram reverter parte de suas vendas com a migração para o e-commerce calcula-se o potencial que tem o mercado de autopeças!

No entanto, também é certo que o ramo de peças automotivas é muito específico e ainda caminha à passos lentos em direção ao e-commerce. Essa desconfiança pode originar-se da necessidade do comprador encontrar todas as informações relativas ao produto e à empresa que garantam a certeza da compra certa, com um produto de qualidade e de procedência confiável. Gerar credibilidade na compra é o maior desafio do e-commerce.

Ao comparar o e-commerce com o comércio físico, observa-se que na venda pela internet o empresário tem um prazo bem menor para a construção do seu negócio e abstém-se de alguns custos, tais como: aquisição ou locação do ponto de venda, redução significativa com despesas com água, energia, infraestrutura e equipe que pode ser bem mais enxuta. Além disso, o seu negócio funciona em tempo integral, as vendas acontecem 24h, as pessoas compram até enquanto ele dorme, não tem fronteiras, ou seja, o território de atuação é livre, desde que observadas as regulações de cada país.

Para começar a vender on-line não é preciso ter uma loja on-line, também há a possibilidade de comercializar em marketplaces renomados, tais como Lojas Americanas e Magazine Luiza, que já possuem a estrutura semipronta, somente para que o empresário insira seus produtos, determine a quantidade disponível, o preço e o desconto do produto.  A maior preocupação do empresário deve ser em controlar o estoque, pois, uma vez vendido o produto, terá que cumprir com a entrega no tempo estipulado. Outras facilidades são a definição do frete que é estipulado pelo Marketplace e o pagamento também realizado pela plataforma.

A comunicação do e-commerce também é mais vantajosa, pois, além do investimento ser muito menor, há a integração com outros canais, tais como as redes sociais. Isso contribui para que o empresário fale com o público e exponha seus valores, as novidades, os produtos e esteja mais próximo de seu cliente.

Agora, se fizermos a análise do ponto de vista do cliente constatamos que também há vantagens. Além dele ter acesso às ofertas de produtos e serviços na comodidade de onde quiser, na hora em que for mais conveniente para a compra, ainda pode contar com mais benefícios.

Veja abaixo algumas das vantagens obtidas com o e-commerce e os pontos a serem observados:
 
VANTAGEM PARA O CLIENTE PONTOS A SEREM OBSERVADOS
Maior variedade de produtos Analise as características de cada produto e de seus concorrentes.
Pesquisa de preços Observe que quase sempre, a oferta de produtos está abaixo dos comercializados pelas lojas físicas.
Reputação da empresa Analise os prazos de entrega, cobrança, devolução e solução dos problemas encontrados pelo cliente.
Fazer o comparativo entre lojas Verifique as vantagens do produto ofertado, suas características, preço do frete, rede de assistência técnica e outros benefícios que cada empresa venha a oferecer.
Conforto e praticidade para efetuar a compra Escolha comprar de acordo com a sua disponibilidade e em qualquer lugar que estiver.
Possibilidade de checkout em um clique Consulte a qualquer momento e a qualquer lugar as informações de sua compra e relativas à entrega.









De acordo com os relatos acima é possível constatar que o e-commerce oferece vantagens para todos os envolvidos no negócio, e por isso, cresce muito em todo o mundo.

No ramo de peças automotivas ainda há muito para crescer, mas é preciso profissionalizar-se e gerar conteúdo de valor para que o cliente sinta segurança na empresa e esta diferencie-se no mercado.

Corra porque o mercado digital não espera!  

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.