BLOG

Os 3 "Ps" para a empresa crescer de maneira sustentável, rentável e com foco no cliente.

Os 3 "Ps" para a empresa crescer de maneira sustentável, rentável e com foco no cliente.

Os três Ps para que a empresa cresça de maneira sustentável, rentável e com foco no cliente: Pessoas, Processos e Produtos

Assim como o marketing tem os 4 “Ps” (Produto, Preço, Praça e Promoção) tão difundidos no meio empresarial e que posteriormente, geraram outros “Ps”, também é possível detectar 3 “Ps” nas empresas de sucesso, são eles: Pessoas, Processos e Produtos.

A visão do empresário que almeja alcançar melhor posicionamento de mercado tem que estar voltada tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro da sua empresa. Ou seja, tem que avaliar e zelar por todo o ambiente empresarial.

Ao avaliar o item Pessoas, encontramos o seu maior recurso humano, seus colaboradores, que se bem treinados e orientados terão a consciência de que o sucesso deles depende do sucesso da empresa e agirão como se a empresa fosse deles. Além dos colaboradores, temos também os parceiros de negócios (fornecedores, prestadores de serviços, clientes e a comunidade ao seu redor).

Esses parceiros de negócios contribuem direta e indiretamente na comercialização. Por exemplo, os fornecedores estão ligados a sua credibilidade no mercado, a boa parceria te oferece uma entrega mais rápida e a garantia eficaz. Um prestador de serviços que atende a sua solicitação com agilidade também faz com que sua empresa avance em seus projetos.

Bom, sem os clientes, nenhuma empresa sobrevive! Com esse público é necessário entregar a maior dedicação do seu tempo... Conheça muito bem o seu cliente, saiba de suas preferências, como ele vive, o que ele faz nas suas horas de lazer, como é feita as suas escolhas. Quanto mais você entender sobre o seu cliente, mais valor você entregará a ele e mais satisfeito ficará!

Ter número elevado de seguidores nas redes sociais, nem sempre é sinônimo de sucesso. Se o seu objetivo for comunicar-se exclusivamente com o seu público e a sua rede social estiver “inflada” por pessoas que não tenham qualquer relação com o assunto que você vai tratar (produtos e assuntos do ramo), os seus esforços de comunicação serão inúteis porque você falará do que eles não querem ouvir e consequentemente, todo o investimento (tempo e dinheiro) que você aplicou não terá retorno.

O mais indicado é utilizar-se do marketing de conteúdo para aumentar o número de seguidores de maneira direcionada, segmentada e assertiva. Assim, você entrega valor ao seu seguidor e seus esforços serão direcionados aos resultados esperados. Desperte o gatilho da reciprocidade e foque em fazer crescer a sua comunidade, pois, ela crescendo, consequentemente, você crescerá junto!

O segundo P é de Processos, há sempre maneiras diferentes de se fazer uma atividade, porém, há a maneira mais rápida e eficaz que otimiza o trabalho. O processo é a definição de parâmetros que conduzam a prática do conjunto de ações à conclusão de um determinado trabalho com eficácia.

A vantagem da empresa trabalhar com processos é que os produtos e serviços são padronizados – o conhecimento não se perde, por exemplo, um colaborador recém contratado executará tão bem as atividades quanto um colaborador com 10 anos na função porque ele seguirá os mesmos parâmetros pré-definidos pela empresa. Os erros são minimizados, os sequenciamentos das atividades são assertivos, eliminam-se retrabalhos, integra-se melhor os setores e consequentemente, há maior agilidade na conclusão das tarefas.

Mas a implementação de processos exige dedicação e paciência de todos os envolvidos, pois, ele trabalha com os detalhes de cada operação. É preciso mapear as atividades, verificar o fluxo das operações; identificar e eliminar as falhas encontradas para garantir uma produtividade maior; propor melhorias na comunicação, integração entre os setores e mudanças no método de execução para otimizar os recursos de materiais, ferramentas e de tempo de trabalho.

O próximo passo é formalizar o novo método e conseguir a adesão dos envolvidos que provavelmente, terão que se adaptar às mudanças. Para essa etapa, sugere-se o uso de campanhas de endomarketing para conscientizar a equipe do trabalho realizado e da demanda de reaprendizagem para juntos, obterem sucesso!

Finalmente, o “P” de Produtos entrega o valor tangível da sua empresa ao mercado. É diante a compra do produto adquirido que o cliente medirá a qualidade prometida, se a sua comunicação condiz à entrega na realidade, se ele pode ou não confiar na sua empresa... Pode ocorrer de acontecer algum imprevisto e um produto apresentar defeito, mas é preciso resolver as dificuldades enfrentadas para reverter a situação e proporcionar a melhor experiência de compra ao seu cliente. ... Por isso é que orienta-se a escolha de um bom fornecedor! Veja mais nas matérias anteriores.

Desta forma, a previsão é que a empresa cresça de maneira sustentável, rentável e com foco no cliente.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.