BLOG

Pagar a mais por peças automotivas é a melhor solução?

Pagar a mais por peças automotivas é a melhor solução?

Pagar a mais por peças automotivas é a melhor solução?

Em todo o mercado automotivo paira a dúvida sobre a escolha de peças de reposição que apresentam o melhor custo-benefício. São as peças genuínas, originais ou paralelas?
 
Mas, quais são os principais pontos de diferenças entre elas? Para entender, é preciso explicar um pouco sobre o que cada uma representa.
 
Peças genuínas são projetadas e fabricadas pela montadora do veículo, utilizadas no processo de fabricação do veículo. Para encontrá-las, você precisará recorrer a uma concessionária autorizada pela marca. Elas possuem preço elevado e apresentam garantia de adequação entre peça e veículo.

Já as peças originais são produzidas por fabricantes credenciados pelas montadoras.
Muitas vezes, esses componentes já são fabricados com a correção de vícios e eventuais defeitos presentes no item da fábrica.

Peças paralelas são aquelas que foram fabricadas por fornecedores que não possuem acordo com a montadora e por isso, possuem maior flexibilidade na composição do produto e, consequentemente, no seu preço. Como cada empresa pode fabricar a peça de acordo com os seus critérios, há peças de todos os tipos no mercado.

Há aquelas que prezam pela eficácia e qualidade da peça e, também, há empresas que apresentam o mesmo produto, porém, com qualidade bem inferior para conquistar os clientes que somente se importam com preço. Fato este que leva muitas pessoas a questionarem a durabilidade, devido ao preço reduzido.

Porém, a baixa qualidade não é uma regra! É nesse nicho que você encontrará a melhor relação custo-benefício, pois, há empresas que mesmo não possuindo vínculo com a montadora investem em tecnologia, prezam pela qualidade do material aplicado e realizam testes para verificar se o ajuste é perfeito ao veículo, assim como no caso dos originais.

Há casos de fornecedores não cadastrados em montadoras que desenvolvem peças de altíssima qualidade quanto uma peça original, a diferença é que por não possuir o vínculo com a montadora, conseguem baixar o seu custo e repassar ao mercado um valor menor.

Diante dessa explanação houve mudança em seus conceitos? Então, responda-me:
  • O que te garante a qualidade de uma peça?
  • É o alto preço?
  • É o fato dela ser vendida somente na concessionária?
  • Ou dela ser rotulada como original ou genuína?
  • Nenhuma das opções anteriores.
Será que uma peça de reposição que te oferece garantia de adequação entre peça e veículo com o mesmo período que uma peça original e que te assegure o encaixe adequado para garantir a segurança do veículo não merece a sua confiança?

Não siga o mito de que todas as peças de reposição apresentam menor durabilidade, devido ao preço reduzido. Reavalie seus conceitos, pesquise mais sobre o fornecedor, entre nas suas redes sociais, veja os comentários de clientes, consulte o Reclame Aqui para analisar os retornos.

O importante é encontrar aquela fabricante de peças paralelas comprometida com a qualidade e que utiliza tecnologia de ponta na sua fabricação, pois, a peça é idêntica aquelas instaladas nos carros quando saem das fábricas. Logo, apresentam a mesma durabilidade e confiabilidade daquilo que já constituía o veículo inicialmente.

O último e não menos importante ponto é encontrar o fornecedor ideal pra você. Mas, esse é assunto para outra matéria... Acompanhe-nos!
 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.