BLOG

Quer vender mais na autopeças? Os chatbots podem te ajudar!

Quer vender mais na autopeças? Os chatbots podem te ajudar!
A inteligência artificial (IA) tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Ainda assim, muitos empreendedores e gestores do ramo de autopeças ainda têm dúvidas sobre como usar essa tecnologia para agilizar os processos no dia a dia. Uma das ferramentas de IA mais conhecidas e utilizadas é o chatbot, que oferece mais agilidade nos contatos do cliente com a empresa.

Quer saber mais sobre esse recurso e entender por que ele pode ser um grande aliado na sua loja de autopeças? Acompanhe os tópicos a seguir!


Antes de tudo, o que é um chatbot com inteligência artificial?

Primeiramente, é importante esclarecer o que é inteligência artificial (IA): trata-se de uma tecnologia desenvolvida para permitir que dispositivos executem tarefas normalmente realizadas por humanos, como aprender, interagir, raciocinar e resolver problemas.

Entre as possibilidades criadas com a IA está o chatbot, um software capaz de se comunicar e interagir com usuários online, coletando dados e oferecendo respostas instantâneas através de mensagens programadas previamente.

Esse tipo de tecnologia é cada vez mais utilizada pelas empresas para agilizar o atendimento e filtrar as demandas até que um atendente esteja disponível.


Qual a vantagem de usar inteligência artificial na autopeças?

O chatbot com inteligência artificial na autopeças pode ser um grande aliado para otimizar o trabalho e oferecer uma experiência de atendimento personalizada ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nesse segmento, é comum que a pessoa que atende o balcão seja responsável por atender o telefone e responder às mensagens recebidas pelo WhatsApp. Dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de clientes, isso pode gerar alguns problemas e falhas no atendimento.

Um longo período de espera para uma pergunta simples pode deixar o cliente insatisfeito, levando-o a buscar outras empresas que ofereçam um retorno mais rápido. É justamente por isso que o chatbot é considerado uma ferramenta essencial para quem quer gerar mais vendas.

Além disso, outra grande vantagem é que, com o atendimento automatizado, o profissional da autopeças pode se dedicar a outras demandas durante o dia sem colocar em risco a experiência do cliente. Ao receber a mensagem, o robô responde em tempo real, de maneira personalizada, e guia o atendimento de acordo com comandos pré-definidos.

Assim, o atendente entra em cena sabendo exatamente o que o cliente precisa para seguir com os demais processos: separação da peça, envio, entre outros que estiverem envolvidos na solicitação.


A inteligência artificial vai substituir o funcionário das autopeças?

Com base no tópico anterior, fica claro que é um equívoco achar que a inteligência artificial é uma maneira de substituir o colaborador. Pelo contrário, quando usada estrategicamente, pode ser uma grande aliada para apoiar o trabalho humano e aumentar sua eficiência.

Além disso, a IA pode ajudar a melhorar o atendimento e o relacionamento com o cliente até mesmo fora do horário do expediente, esclarecendo as principais dúvidas e oferecendo um retorno imediato.

Para os casos mais específicos, que possam ser respondidos apenas por um atendente humano, é possível retornar a mensagem com o horário de atendimento, informando que a solicitação será atendida assim que possível.


O que é preciso para automatizar o atendimento?

Agora que você já conhece as vantagens da IA para a loja de autopeças, deve estar se perguntando: como faço para criar um chatbot para a minha empresa?

Existem diferentes opções disponíveis no mercado que podem ser usadas em canais de atendimento como o WhatsApp Business, Facebook Messenger e site. Algumas empresas oferecem sessões gratuitas e períodos de teste para os usuários conhecerem as funcionalidades antes da contratação.

Veja algumas opções abaixo e avalie a melhor solução para o dia a dia da sua loja:

• Kommo;

• Landbot;
• Leadster;
• SendPulse.

Após escolher o software para criação de chatbot, você vai precisar reunir as principais dúvidas dos seus clientes e os processos necessários para esclarecê-las. Feito isso, você poderá configurar as mensagens com uma linguagem próxima ao seu público, para humanizar ao máximo o atendimento.

E aí, está pronto para fortalecer o relacionamento com os clientes na sua loja de autopeças? Acesse os demais conteúdos disponíveis aqui no blog e tenha acesso a dicas valiosas para o sucesso do seu negócio!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.