BLOG

Aumente as vendas na autopeças com indicações de clientes

Aumente as vendas na autopeças com indicações de clientes
Você sabia que, embora 83% dos clientes estejam dispostos a indicar uma marca para um amigo, apenas 29% deles realmente o fazem? É o que mostra um estudo da Referral Candy.

O que surpreende é o motivo pelo qual eles não seguem com a indicação: a maioria simplesmente esquece. Isso mostra que não dá para esperar que a ação seja 100% voluntária, as empresas devem incentivar os clientes a fazerem isso.

Quer descobrir como usar as indicações para atrair mais oportunidades de vendas para a sua loja de autopeças? Acompanhe as dicas a seguir!
 

Programa de indicação como oportunidade para a autopeças

Muitos gestores têm receio de pedir indicações aos clientes por medo de comprometer o bom relacionamento. No entanto, esse é um grande equívoco, que faz com que a autopeças perca boas oportunidades de vendas.

Isso porque, as indicações são fontes de novas oportunidades de negócios para a autopeças, que passa a aumentar a frequência das vendas.

A peça-chave para ter sucesso nessa estratégia é o cliente satisfeito. Por isso, é fundamental focar na experiência oferecida a cada atendimento.

Há casos em que a pessoa fica tão satisfeita que naturalmente recomenda a empresa para um amigo ou familiar, pois quer que tenham a mesma experiência. No entanto, como citado anteriormente, mesmo estando disposto a fazer a recomendação, nem todos o fazem voluntariamente, e é aí que as vendas por indicação se diferenciam do já conhecido marketing boca a boca.
 

Qual a diferença entre venda por indicação e o marketing boca a boca?

A principal diferença é que, no boca a boca, o cliente indica voluntariamente sem nenhum incentivo da empresa. Em contrapartida, as vendas por indicação acontecem a partir de uma estratégia que estimula os clientes a fazerem recomendações constantes para a loja de autopeças.
 

Por que investir em uma estratégia de vendas por indicação?

A melhor pessoa para falar sobre o seu produto e/ou serviço é o seu cliente. Afinal, ele já testou e aprovou, e pode dar uma opinião imparcial sobre a experiência.

É por isso que as vendas por indicação são tão eficientes e geram tantos benefícios para a autopeças. Acompanhe alguns deles a seguir:

• Aumento na retenção de clientes: o cliente que já conhece e indica a sua empresa é aquele que gosta do atendimento oferecido e sente que tem vantagens em manter a parceria. Além disso, quando o programa de indicações também beneficia quem indica, este enxerga benefícios em dobro em manter uma relação duradoura, unindo o útil ao agradável.

• Menos tempo de negociação: o cliente que chega através de uma recomendação não tem aquela desconfiança inicial de quando desconhece totalmente a empresa. Além disso, ao falar sobre a sua própria experiência, o cliente atual tende a compartilhar detalhes do contato. Com isso, a pessoa indicada já chega mais confiante, e o vendedor leva menos tempo para negociar.

• Baixo custo de aquisição de clientes (CAC): o custo de um programa de indicação é muito menor comparado ao que a sua empresa teria com campanhas de divulgação em canais online e offline. Trata-se de uma ação em que a recompensa é definida pela própria empresa, com base no orçamento disponível e no ticket médio do negócio.


O que é preciso para criar um programa de vendas por indicação na autopeças?

Ao oferecer um bom atendimento e produtos de qualidade, sua empresa naturalmente terá clientes satisfeitos prontos para fazer recomendações.

Não sabe por onde começar o seu programa de indicação? Siga estes 6 passos:

1 - Pesquisa NPS

Esse é um importante indicador para avaliar a probabilidade de o cliente indicar a sua empresa a um amigo ou familiar, considerando uma escala de 0 a 10. Assim, será possível identificar as pessoas que estão satisfeitas e dispostas a recomendar os seus produtos e/ou serviços.

2 - Defina a estratégia do seu programa de indicação

Comece respondendo algumas perguntas:

• Qual será a recompensa para quem indicar?
• Como será concedida - no momento da indicação ou somente quando a pessoa indicada fechar negócio?
• Somente o cliente irá receber uma recompensa ou o indicado também? Reúna essas informações e defina uma estratégia considerando a realidade do seu negócio.

3 - Escolha recompensas atrativas

Se o objetivo é convencer o cliente a indicar outras pessoas para a sua loja de autopeças, a recompensa deve ser valiosa para ele. Algumas opções são:

• Brindes de fornecedores;
• Descontos por indicação;
• Convites para eventos de parceiros;
• Vale-compras.Avalie as condições da sua empresa e escolha o prêmio com sabedoria para garantir indicações que realmente sejam oportunidades de vendas para o seu negócio.

4 - Incentive os clientes

Para que a estratégia tenha sucesso, não basta apenas definir o que será feito, é necessário deixar claro quais são os benefícios para os clientes atuais. Converse com a equipe e incentive-os a apresentar o programa de indicações, reforçando as recompensas oferecidas.

5 - Sinta o cliente

Mais importante que pedir indicações é saber quando e como pedir. Recebeu um feedback positivo sobre o produto ou atendimento da loja? Aproveite o momento para apresentar o programa de indicação e conseguir novas oportunidades.

6 - Acompanhe os resultados

Após iniciar a ação na sua loja de autopeças, será necessário analisar os resultados obtidos para ver o que está tendo sucesso e se há falhas no processo. Esse acompanhamento deve ser feito constantemente para potencializar o que está dando certo e ajustar o que for necessário.

E aí, pronto para criar o programa de indicações da sua loja de autopeças? Acesse os outros conteúdos disponíveis em nosso blog e encontre dicas valiosas para o sucesso do seu negócio!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.