BLOG

Experiência do cliente: o que é e como usar a favor da sua loja de autopeças

Experiência do cliente: o que é e como usar a favor da sua loja de autopeças
Oferecer um bom atendimento e um produto de qualidade já não é mais suficiente. Isso porque, essa combinação é considerada como o mínimo que a empresa pode oferecer, na visão dos clientes. Sendo assim, para se destacar no mercado é preciso ir além e surpreender a cada contato, ou seja, investir na experiência do cliente.

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e veja como se diferenciar dos concorrentes.


O que é experiência do cliente?

Experiência do cliente ou Customer Experience se refere aos contatos realizados entre o cliente e a empresa. Uma experiência positiva pode resultar em um relacionamento duradouro, enquanto uma negativa pode causar danos à imagem do negócio.

Cada vez mais, os clientes esperam ter uma experiência além do básico.
Muito mais que vender, é fundamental proporcionar interações que marquem o consumidor positivamente. Dessa forma, ele irá criar uma relação de confiança com a empresa.

Ouça o que o cliente tem a dizer e ofereça um atendimento personalizado. Assim, será mais fácil pensar em formas inovadoras de criar uma conexão duradoura. Afinal, se você não souber o que ele precisa, não saberá a melhor forma de atendê-lo.


Como oferecer uma boa experiência de atendimento?

Muito se fala em competitividade de mercado, mas poucas empresas realmente são competitivas. O que diferencia o seu negócio dos demais é a experiência que você oferece para o seu cliente a cada atendimento, deixando claro que, além de vender, você quer solucionar o problema dele.

Conheça o cliente, seus hábitos, preferências e ouça quais são as expectativas em relação à empresa. Esse é um cuidado importante para a fidelização, pois assim, ele percebe que a empresa se preocupa em resolver o problema que gerou o contato e em manter um relacionamento além da venda.

Uma boa forma de gerar conexão com os clientes é por meio da demonstração de responsabilidade com a comunidade. Isso mostra que a empresa atua com um propósito que vai além do lucro e contribui para a sociedade como um todo.

Mas, atenção: é importante se envolver com causas que realmente estejam alinhadas com as práticas da empresa, para gerar uma identificação genuína. Dessa forma, o consumidor irá constatar que há valores em comum, o que aumenta a confiança.


Por que é importante oferecer uma boa experiência para o cliente?

Quando o cliente vai até a sua loja ou entra em contato pelo telefone ou redes sociais, busca mais que um produto de qualidade, ele busca uma empresa com a qual ele se sinta seguro, pois quer ter a certeza de que está tomando a melhor decisão.

Por isso, um dos pontos principais para a experiência é a confiança. O cliente bem atendido, que se sente valorizado pela empresa, passa a confiar no negócio, o que resulta em benefícios como:


1 - Redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Aqui no blog da Rolemar, já falamos algumas vezes sobre o poder que a fidelização tem de reduzir os custos da empresa. Afinal, conquistar um novo cliente é mais caro do que manter um antigo.

Ao investir na experiência do cliente, a loja consegue aumentar o retorno sobre o investimento, já que, ao invés de encerrar o relacionamento com a empresa, ele irá se manter ativo nas compras.


2 - Fortalecimento da marca

Com o mercado cada vez mais competitivo, ser referência em seu segmento é o desejo de muitas empresas. Para isso, é necessário transmitir credibilidade e construir autoridade no mercado.

Uma boa experiência faz com que o próprio cliente faça recomendações e, consequentemente, fortaleça o nome da empresa no mercado.


3 - Aumento da produtividade da equipe

É importante mencionar que a produtividade não é medida por volume de trabalho, mas sim pelo nível de eficiência dentro de um determinado período.

Quando o assunto é experiência do cliente, esse ponto é fundamental, pois a qualidade do atendimento vale mais do que a quantidade. Por isso, é necessário orientar a equipe a ouvir o que o cliente tem a dizer para oferecer uma solução sob medida.

Quando os vendedores encontram o equilíbrio entre a qualidade e a quantidade de atendimentos, suas interações são realizadas com mais empatia e tranquilidade, o que aumenta a produtividade e potencializa os negócios.


4 - Aumento do faturamento

Quando a empresa investe na experiência do cliente, o aumento do faturamento é uma consequência quase inevitável. Isso porque, a combinação dos tópicos acima mostra exatamente o que é necessário para melhorar os resultados:

• Mais produtividade;
• Menos custos;
• Clientes satisfeitos.

Agora que você já sabe a importância de inovar no atendimento para surpreender os clientes e se tornar referência em seu segmento, oriente a sua equipe e prepare-se para se destacar no mercado.

Gostou deste conteúdo? Confira outras dicas disponíveis em nosso blog e saiba o que é preciso para levar o seu negócio para o próximo nível.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.