BLOG

Melhores práticas para vencer a concorrência nas autopeças

Melhores práticas para vencer a concorrência nas autopeças
Seja qual for o tempo de experiência da empresa, manter a competitividade no mercado de autopeças e superar a concorrência pode ser um grande desafio, principalmente para aquelas que têm dificuldade em acompanhar as novidades e tendências do setor. Se esse é o seu caso, leia as dicas presentes neste artigo e saiba como mudar essa realidade!

Construa presença online

A primeira coisa que você precisa saber é que o seu cliente está conectado e o seu concorrente também. Portanto, se você ainda não utiliza as redes sociais para promover o seu negócio, ou tem um perfil, mas não atualiza constantemente, está dando espaço para outras empresas se manterem em evidência enquanto a sua está ficando para trás.

Com isso em mente, pense no público que deseja atingir, bem como suas respectivas preferências para se posicionar nas plataformas corretas. Dessa forma, será possível investir tempo e recursos de forma assertiva para aumentar as chances de alcançar resultados e vender mais.
 

Defina uma linha editorial

O próximo passo será definir a sua linha editorial (calendário de postagens com os tipos de conteúdo que serão compartilhados e o tipo de linguagem) e produzir conteúdos que sejam encarados como soluções por quem te acompanha. Caso tenha dificuldades para iniciar a conversa com seus seguidores, faça enquetes perguntando sobre o que eles gostariam de ver no seu perfil e tenha boas dicas para saber por onde começar.
 
Compartilhe novidades do setor automotivo

Existem algumas opções de conteúdos que podem atrair a atenção dos clientes e, consequentemente, mais visibilidade para o negócio. Entre os conteúdos que podem compor a sua linha editorial estão as novidades do ramo automotivo. Você pode compartilhar:

• Dados relevantes sobre o mercado;
• Lançamentos de novos modelos de veículos;
• Nova linha de produtos divulgada pelos fornecedores;
• Tendências do setor.

Lembrando que essas informações devem ser apresentadas nos formatos e plataformas que forem mais utilizadas pela sua audiência. É possível publicá-las no status do WhatsApp, story do Instagram e Facebook, vídeos no Reels, entre outras formas.

Um grande benefício dessa prática é que o cliente está sempre atualizado e passa a utilizar as redes sociais da empresa como uma de suas fontes de informação, o que contribui para consolidar a marca como autoridade no ramo automotivo.


Mas, atenção: sempre mencione a fonte da notícia para passar credibilidade e verifique as informações antes de compartilhá-las para evitar danos à reputação do negócio.

Torne o seu perfil atrativo

Muito mais que ter uma rede social, é importante se destacar. Com tantas empresas e marcas conectadas, é o que você faz de diferente que vai garantir que o cliente escolha o seu negócio.

Confira algumas dicas para expandir a sua presença no ambiente digital e conquistar mais visibilidade para a sua autopeças, oficina ou centro automotivo:


1 - Diversifique as publicações e mantenha o equilíbrio entre posts sobre produtos e conteúdos que esclareçam as dúvidas de quem te acompanha;
2 - Compartilhe conteúdos interativos, que incentivem os seguidores a conversarem com a sua empresa, enviando feedbacks, compartilhando dicas com os amigos, entre outras ações;
3 - Impulsione posts com assuntos que são dúvidas frequentes e atraia a atenção de novos seguidores para a sua página.

Crie uma identidade visual

Ter uma identidade que represente a sua empresa é importante para que os clientes reconheçam a sua marca em qualquer lugar. Quando você vê um cavalo com as patas dianteiras levantadas em um fundo amarelo, por exemplo, rapidamente o associa à marca Ferrari®, ainda que o nome em si não esteja escrito.

Isso é reflexo de uma identidade visual bem construída e consolidada no mercado.


Você pode começar a construção da sua identidade com a criação de um logotipo com cores, fontes e elementos que expressem o propósito do negócio. Para isso, existem algumas opções: contratar um profissional ou utilizar programas simples, intuitivos e funcionais, como é o caso do Canva, que permite a criação de layouts de forma gratuita.

Feito isso, será possível personalizar materiais internos, como calendários, blocos de notas, bonés, entre outros itens, que também poderão ser utilizados como brindes para os clientes. Dessa forma, você levará a marca mais longe para, assim, fixá-la na mente do consumidor.


Foque na experiência do cliente

Você já deve ter ouvido que o consumidor já não é o mesmo. Isso porque, cada vez mais, o que ele busca vai muito além do produto.

Com isso em mente, é preciso saber que o bom atendimento se tornou item básico para as vendas, e garantir recorrência e fidelização é o verdadeiro desafio. Quando o cliente chega na sua empresa, seja via canais digitais ou na loja física, ele está em busca de uma solução e certamente já estudou outras opções de vendas de peças antes de chegar até você.

Muitas empresas vendem um mesmo produto, mas a experiência oferecida durante a jornada de compra é o que faz com que o cliente compre de uma ou outra. Se o processo de compra é organizado, o produto é de qualidade e o prazo de entrega é ágil, o cliente enxerga valor em comprar com a empresa x e dificilmente vai mudar para a y.

Portanto, treine a sua equipe para oferecer o mesmo nível de qualidade no atendimento antes, durante e após a venda.

Pronto para levar a sua empresa cada vez mais longe? Coloque as dicas em prática e conte com a Rolemar para manter o estoque sempre completo com as melhores marcas do mercado de peças automotivas.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.