BLOG

Conhecimento técnico e seus impactos na venda de peças

Conhecimento técnico e seus impactos na venda de peças

Conhecimento técnico e seus impactos na venda de peças

No ramo automotivo, conhecer a fundo os produtos comercializados é um requisito básico para alcançar resultados. Uma equipe que sabe argumentar sobre os benefícios das peças presentes no catálogo transmite confiança para o cliente, que se sentirá mais seguro para efetuar a compra.

Continue a leitura e entenda de uma vez por todas a relação entre: qualificação de funcionários e fechamento de vendas.


Falar com propriedade gera credibilidade
O comportamento do consumidor tem mudado e muito com o passar dos anos, bem como os hábitos de compra. Hoje, antes de fazer contato com a empresa, ele se informa sobre o produto e a reputação no mercado, e se torna cada vez mais independente do julgamento do vendedor.


É por isso que o profissional deve se manter atualizado sobre os produtos e ter propriedade para conversar com o cliente e argumentar sobre as vantagens de forma transparente.


Além do produto, estude o cliente
Conhecer bem as características e aplicações da peça também contribui para que o vendedor consiga identificar as melhores opções conforme a necessidade e perfil de cada consumidor. Isso porque, o atendimento oferecido a alguém que vai comprar peças para o próprio carro será diferente do prestado a um dono de oficina que precisa repor o estoque, por exemplo.


Nesse caso, o nível de conhecimento técnico de cada atendimento pode variar, mas deve estar sempre presente, pois, com ambos os perfis, a negociação deve ser focada em mostrar o produto como uma solução para o problema apresentado e não simplesmente “mais uma compra”. A melhor forma de fazer isso é reservando um tempo para estudar o cliente e inovar na forma de apresentar o que está sendo negociado.

Saiba onde buscar conhecimento

Se você não sabe o que fazer para qualificar a sua equipe, confira algumas dicas a seguir:

1 - Pesquise cursos sobre vendas e atendimento
Plataformas como o Sebrae e a Prime Cursos oferecem diversas opções de treinamentos online e gratuitos que podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar. Confira os conteúdos disponíveis e veja quais irão atender a necessidade do seu negócio.

2 - Acompanhe as novidades e tendências do setor
Ao reservar alguns minutos por dia para se informar, a equipe estará sempre atualizada e a empresa estará preparada para sair à frente dos concorrentes.

3 - Estude os catálogos e materiais disponibilizados pelo fornecedor
Manter um material de apoio sempre por perto e consultá-lo sempre que necessário é um hábito que contribui para a memorização das informações a serem utilizadas como argumento de vendas.

4 - Siga empresas do segmento nas redes sociais
Muitas empresas, inclusive a Rolemar, usam suas redes sociais e sites para compartilhar conteúdos com dicas e novidades sobre o mercado automotivo. Acompanhe e saiba como valorizar o seu negócio.

Pronto para atualizar a sua empresa e elevar o nível de qualificação da sua equipe? Coloque em prática as dicas acima e conheça o nosso portfólio para completar o seu estoque com as gigantes do setor automotivo.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.