BLOG

Mix de produtos: a melhor estratégia para o seu negócio automotivo

Mix de produtos: a melhor estratégia para o seu negócio automotivo
Em um mercado cada vez mais competitivo, diversificar a oferta de produtos e serviços é uma estratégia fundamental para se destacar entre a concorrência e aumentar o faturamento. Uma boa forma de começar é por meio da implantação de um mix de produtos: a comercialização de itens complementares para conquistar uma fatia maior de mercado.
 
Continue a leitura e conheça todos os benefícios e dicas preciosas para acelerar os resultados do seu negócio automotivo.
 

Por que investir no mix de produtos?
No mercado de autopeças, é fundamental investir em variedade para garantir uma experiência completa ao seu cliente.
 
Quando você oferece uma quantidade limitada de opções ao seu público, as chances de ele buscar uma empresa que ofereça mais possibilidades em um único lugar é muito maior. Isso porque, o consumidor está cada vez mais exigente e, com tantas facilidades na palma da mão, quanto mais prática e completa for a experiência de compra, melhor.
 
Sendo assim, a oferta de uma maior variedade de peças acaba se tornando uma estratégia fundamental para empreendedores que desejam expandir o negócio e aumentar os lucros.
 
Confira as melhores práticas para aproveitar ao máximo o potencial de vendas da sua empresa.


Conheça os principais benefícios:

Fidelização do cliente
Como exposto anteriormente, a facilidade de encontrar tudo o que precisa em um único lugar garante mais comodidade ao consumidor. Após uma primeira experiência positiva, as chances de o cliente voltar a fazer negócio são muito maiores.
 
Se o seu cliente tem as necessidades atendidas em uma única visita à sua loja, não terá motivos para procurar o concorrente. Com isso, você vai conquistando mais destaque no mercado.
 
Combo de serviços
Já mencionamos anteriormente que o seu cliente quer resolver o máximo de demandas em um único lugar, certo?
 
É justamente por isso que é extremamente importante deixar os seus produtos em evidência para despertar curiosidade e preparar a equipe para explicar sobre as vantagens. A melhor forma de fazer isso é por meio da oferta de combos de produtos e serviços.
 
Se você tem uma oficina mecânica, por exemplo, e o seu cliente precisa de um serviço de manutenção que envolve substituição de peças, será muito mais atrativo para ele se você apresentar o valor do serviço combinado ao da peça de reposição.
 
Nesse caso, ele sentirá que está tendo uma vantagem ao resolver ambas as demandas em um único lugar, e as chances de voltar a fazer negócio será muito maior.
 
Ampliação do público-alvo
Um cliente satisfeito costuma indicar os serviços e produtos que o agradaram para amigos e familiares, podendo atingir de 5 a 8 pessoas. É claro que esse fator está diretamente ligado à experiência vivida no estabelecimento.
 
Se você oferece um atendimento de qualidade e um estoque variado, pode fidelizar o consumidor, que certamente voltará a procurar pelo seu serviço e ainda irá recomendar para outras pessoas. Outro ponto importante é que, ao invés de perder vendas por não trabalhar com determinada marca ou produto, ao implantar o mix de produtos, você poderá atender um novo público, que antes não procurava o seu estabelecimento.
 
Assim, a procura aumenta e os resultados também!
 
Mix de produtos na prática
É importante destacar que o mix de produtos deve ser feito de maneira estratégica, com base no perfil de compra do seu consumidor.
 
Não adianta investir em uma variedade de peças automotivas que não estão entre as necessidades do seu cliente. Por isso, antes de tudo, faça uma pesquisa de mercado e organize uma lista com os produtos com alta procura na sua região.
 
Desse modo, você poderá investir em peças que realmente atraiam a atenção e o interesse do consumidor.
 
Valorize o seu estoque com marcas de qualidade comprovada
A Rolemar está há 32 anos no mercado de distribuição de autopeças das principais marcas automotivas. Investimos no que há de melhor em inovação e tecnologia para garantir que você ofereça as melhores soluções aos seus clientes.
 
Conheça o nosso portfólio e encontre as melhores opções para diversificar as opções do seu negócio automotivo.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.