BLOG

Ofereça mais opções de pagamento e aumente suas vendas

Ofereça mais opções de pagamento e aumente suas vendas

Ofereça mais opções de pagamento e aumente suas vendas


80% dos brasileiros preferem pagar suas compras com cartão de crédito. Esse dado representa uma das principais mudanças nos hábitos de compra do consumidor que, até pouco tempo atrás, tinha o dinheiro como principal método de pagamento.

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia do ser humano e, quando o assunto é pagar contas, não é diferente. Fique atento aos próximos parágrafos e entenda como as formas de pagamento podem alavancar ou derrubar as vendas do seu negócio.

Quanto mais opções para pagamento, mais vendas!

Se você nunca perdeu vendas por não aceitar determinado método de pagamento, provavelmente já passou por essa situação como cliente ou ouviu alguma história a respeito. Nesses casos, pode até acontecer de o cliente efetuar a compra de outra forma ali na hora, mas dificilmente voltará a comprar.

Enquanto há alguns anos era comum encontrar estabelecimentos que não aceitavam o cartão de crédito, por exemplo, hoje em dia é difícil imaginar uma empresa que não tenha uma maquininha de cartão no balcão. Em contrapartida, o cheque, que já foi muito utilizado no passado, hoje é cada vez mais raro como opção de pagamento.

Sendo assim, fica claro que o consumidor mudou e cabe ao lojista se ajustar a isso para expandir as oportunidades de negócios.

A melhor forma de saber se a sua empresa está no caminho certo é conhecendo o seu público. Veja algumas dicas:

• Converse com os clientes: questione sobre os meios mais utilizados para pagar as compras, e compare com as opções ofertadas em sua loja.
• Faça pesquisas com a equipe: falar com os colaboradores que têm contato direto com os clientes permite à empresa conhecer suas preferências.
• Pesquise estudos de mercado: pesquise matérias e conteúdos que apresentem dados sobre os hábitos de compra do consumidor.

De olho nas transformações

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou a ordem de preferência dos consumidores na hora de fazer pagamentos:

1º - Cartão de crédito;
2° - Pix;
3° - Dinheiro;
4° - Cartão de débito.


Considerando os dados acima, pense a respeito: o seu negócio está alinhado com o que o consumidor espera? Oferecer diferentes opções para pagamento interfere diretamente na experiência do cliente.

A mesma pesquisa também revelou que 90% dos brasileiros já utilizaram o Pix para fazer pagamentosO método, que conquistou rapidamente a preferência dos consumidores, se destaca por oferecer agilidade e comodidade aos pagamentos, sem a cobrança de taxas. Inclusive, de acordo com o levantamento, 77% dos entrevistados consideram que o Pix mudou a experiência de pagar as contas - para melhor.

Outro método que vem ganhando espaço na escolha dos consumidores é o QR code. De acordo com a pesquisa, 65% dos entrevistados utilizam o método para realizar pagamentos.

Ao oferecer mais facilidade para o cliente efetuar as suas compras, a empresa se aproxima de vantagens como:

• Aumento do faturamento;
• Potencial de fidelização;
• Flexibilidade para a loja e para o cliente.

A oportunidade está logo aí

O período das festas de fim de ano é marcado por custos com presentes de Natal, viagens de ano novo e outros gastos comuns da época. Sendo assim, a flexibilidade para pagamento é ainda mais valorizada pelos clientes.

Se o seu negócio oferece poucas opções para os clientes pagarem as contas, siga as dicas presentes neste artigo e aumente o potencial de vendas da sua loja durante o ano todo!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.