BLOG

Planejamento já: dicas para se preparar para a Black Friday

Planejamento já: dicas para se preparar para a Black Friday
Já faz algum tempo que a Black Friday deixou de ser apenas um dia para aumentar as vendas. Atualmente, é um grande evento que, muitas vezes, vai além da última sexta-feira de novembro.

Isso porque, é cada vez mais comum ver empresas que investem no potencial da data durante semanas ou, até mesmo, em todo o mês de novembro.

Se você, gestor de autopeças, deseja conquistar bons resultados na edição deste ano, precisa avaliar o cenário e estabelecer o equilíbrio perfeito entre preços atrativos para o cliente e lucro para o negócio. Quer saber como fazer isso?

Continue a leitura e encontre as melhores dicas para uma Black Friday de sucesso.


De olho nos dados

A Black Friday acontece todos os anos e, caso a sua empresa já tenha participado de edições anteriores, o primeiro passo para se planejar é reunir informações. Relembre quais foram as ações realizadas no ano anterior e quais foram os resultados alcançados para avaliar o que pode ser reaproveitado e o que precisa mudar.

Levante informações como:

• Produtos mais buscados;
• Estratégias utilizadas;
• Desafios enfrentados.

A partir dessa análise inicial, será possível definir os processos necessários para alcançar resultados melhores neste ano.


Estabeleça metas

Após levantar as informações da edição anterior, será necessário estabelecer metas, bem como as estratégias para alcançá-las. Comece respondendo perguntas como:
 
O que espero alcançar nessa Black Friday: novos clientes, reativação ou giro de produtos parados no estoque?

O objetivo pode envolver todas as opções, mas é essencial ter esse ponto bem estabelecido para fazer um planejamento financeiro e seguir para o próximo passo: definir quais serão as vantagens oferecidas para atrair a atenção e o interesse dos clientes.

Defina as estratégias

O ponto principal para uma Black Friday de sucesso é o planejamento. Faça uma previsão da demanda com base nos resultados da edição anterior e nas tendências de mercado.

A partir disso, avalie algumas possibilidade para fazer promoções, como:

• Frete grátis nas compras acima de x;
• x% de desconto para pagamentos via Pix;
• Kit de pastilha + disco por apenas x reais / Vela + cabo de vela por y reais.

Caso opte por montar kits com peças complementares e valores promocionais, assim como no exemplo citado acima, será necessário garantir a reposição do estoque com os itens que irão compor o kit. Seja qual for a condição escolhida, prepare a operação e alinhe os prazos com os parceiros para evitar problemas logísticos.


Negocie com os fornecedores

As parcerias com fornecedores de autopeças serão fundamentais para o sucesso da sua Black Friday. Após definir qual será o tipo de vantagem ofertada e quais serão as peças em destaque, negocie com seus parceiros para garantir que o estoque esteja preparado para atender os clientes no melhor prazo.

Esse planejamento vai ampliar as suas possibilidades para negociar os preços, prazos de entrega e condições de pagamento.

Outra prática que pode ajudar nos resultados é aproveitar as promoções praticadas pelos fornecedores para fazer a reposição do estoque com condições melhores. Assim, será possível oferecer descontos mais atrativos durante a Black Friday sem comprometer os seus próprios resultados.


Organize a operação para atender a demanda

Uma Black Friday de sucesso depende de uma organização a altura. Além dos pontos mencionados até aqui, outro ponto que merece muita atenção é a organização da operação.

A forma como os processos serão executados deve levar em conta as metas estabelecidas. Se o objetivo é atrair mais clientes, por exemplo, será necessário avaliar se a quantidade de colaboradores é suficiente para atender a todos com o mesmo nível de excelência.

Um dos principais desafios das empresas na Black Friday é manter os clientes fiéis após a data. Por isso, prepare a equipe para que todos estejam prontos para oferecer o suporte necessário aos clientes durante todo o processo de compra, especialmente no pós-vendas.

Disponibilize diferentes canais de atendimento e ofereça a melhor experiência em cada um deles:

• E-mail;
• Telefone;
• Redes sociais;
• WhatsApp.

Entenda por que a experiência do cliente deve ser prioridade na sua loja de autopeças.


Seja transparente

Ao definir as ações da Black Friday da sua loja de autopeças, pense em vantagens exclusivas que sejam atrativas para o consumidor, mas lembre-se de definir as condições estrategicamente para não sair no prejuízo. Leve em conta as preferências do seu público, a necessidade do mercado na sua região e a expectativa de venda. Assim, as chances de sucesso serão muito maiores!

É importante saber:

• Qual será o investimento necessário;
• Preços praticados pela concorrência;
• Produtos mais buscados;
• Margem de lucro.

Ao fazer isso, você terá um bom ponto de partida para oferecer vantagens competitivas, e o melhor, sem enganar o cliente!


Marque presença nos canais utilizados pelo seu público

Uma pesquisa realizada pela Neotrust, em parceria com outras empresas do varejo e e-commerce, revelou que o WhatsApp foi o canal de atendimento mais utilizado pelos consumidores na última edição da Black Friday.

Esse dado deixa claro que a sua loja precisa estar preparada para atender os clientes através do aplicativo de mensagens. Para usar o potencial do WhatsApp a favor do seu negócio, avalie a possibilidade de deixar um ou mais atendentes disponíveis para responder as dúvidas e solicitações com agilidade.

Divulgue as ações nas redes sociais e impulsione posts com informações relevantes para o seu público. Isso irá ajudar a atrair mais clientes em potencial, principalmente quando o anúncio contém um botão com link direto para contato via WhatsApp.

Saiba como usar as redes sociais para aumentar as vendas de peças automotivas.

Agora que você já sabe por que é importante começar a planejar a Black Friday com antecedência, não perca mais tempo! Conte com a Rolemar para garantir a reposição do seu estoque e esteja preparado para gerar resultados surpreendentes.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.