BLOG

6 recursos indispensáveis para vender peças automotivas pelo WhatsApp

6 recursos indispensáveis para vender peças automotivas pelo WhatsApp

6 recursos indispensáveis para vender pelo WhatsApp

Você sabia que o WhatsApp foi a rede social mais usada pelos brasileiros em 2022? É o que mostra o ranking do portal Resultados Digitais.

A ferramenta é utilizada por 165 milhões de pessoas, sendo que 80% delas a utilizam para se comunicar com marcas e empresas, de acordo com um estudo realizado pela Opinion Box.

A mesma pesquisa mostra que mais da metade dos entrevistados já fez mais de uma compra através do aplicativo de mensagens. Sendo assim, fica claro que, se a sua empresa não utiliza o WhatsApp para fazer vendas, está perdendo dinheiro!

Veja a seguir 6 recursos para alcançar mais clientes e impulsionar as vendas com o WhatsApp.

Use o WhatsApp de forma estratégica

O primeiro passo para vender mais e ter acesso aos recursos que serão apresentados a seguir é ter uma conta exclusiva para a empresa, no WhatsApp Business. Isso porque, com a versão profissional da ferramenta, é possível aproveitar uma série de funções para automatizar e otimizar o atendimento, como:

1 - Catálogo de produtos

Com esse recurso, é possível deixar as peças em evidência para que o cliente tenha fácil acesso às fotos e valores dos itens vendidos pela loja. Essa é, inclusive, uma grande vantagem para lojistas que não possuem um site para exibir os seus produtos online.

Além disso, ao utilizar o catálogo, o processo de vendas se torna mais ágil e prático, já que o cliente consegue visualizar as informações principais antes mesmo de enviar a primeira mensagem.

2 - Estatísticas

O WhatsApp Business permite à empresa ter acesso a algumas estatísticas importantes, como:

• Número de mensagens enviadas;
• Número de mensagens entregues;
• Número de mensagens lidas;
• Número de mensagens recebidas. 


Esse tipo de controle deve ser feito para saber se as ações realizadas pela ferramenta estão sendo realmente recebidas pelos clientes. Clique aqui e saiba como ter acesso às estatísticas da sua conta.

3 - Etiquetas de identificação

Esse recurso facilita o controle e identificação dos tipos de contatos realizados pelo WhatsApp da loja através da definição de cores e nomes específicos.

Exemplo:

• Etiqueta verde - clientes ativos;

• Etiqueta amarela - solicitações de orçamento;
• Etiqueta azul - fornecedores.

As etiquetas também podem ser utilizadas para definir o perfil de cada cliente, a ação a ser realizada, o tipo de contato, entre outras funcionalidades. Em todos os casos, a escolha das cores pode - e deve - ser feita conforme o objetivo do negócio.

4 - Mensagens de saudação e ausência

Uma das principais características do WhatsApp é a possibilidade de trocar mensagens instantâneas. No entanto, na correria do dia a dia, nem sempre é possível responder as mensagens imediatamente.

Diante disso, as mensagens de saudação e ausência são importantes aliadas para oferecer uma resposta rápida ao cliente e evitar que ele se sinta ignorado. Entenda mais sobre cada um dos recursos:

• Mensagem de saudação: é enviada assim que o cliente faz o primeiro contato com a empresa ou quando uma nova mensagem é enviada após 14 dias de inatividade. É possível definir uma saudação personalizada, como: “Olá, seja bem-vindo ao Paraíso das Peças! Como posso te ajudar?”

• Mensagem de ausência: permite que a loja personalize uma mensagem para ser enviada fora do horário do expediente. Assim, caso o cliente entre em contato nesse período, estará ciente de que não há um atendente disponível, mas terá um retorno assim que possível. 

5 - Listas de transmissão

A lista de transmissão é um recurso essencial para quem deseja automatizar o atendimento, pois permite o envio de mensagens personalizadas a um grupo de clientes pré-determinado. Mas, atenção: sempre solicite autorização antes de incluir um contato para garantir:

1 - Privacidade do cliente: pergunte se ele deseja receber ofertas, promoções e novidades sobre a empresa. Assim, quando forem enviadas as mensagens, ele saberá do que se trata, sem surpresas.

2 - Entrega das mensagens: na lista de transmissão, as mensagens são entregues apenas para pessoas que têm o contato do remetente já salvo no celular. Ou seja, se a loja não estiver na lista de contatos do cliente, ele não irá receber as comunicações.


Além de utilizar a lista para enviar ofertas e novidades, uma boa prática é compartilhar conteúdos que possam ser de interesse do seu consumidor, como:

• Dicas e curiosidades sobre o ramo;
• Novidades do setor;
• Apresentação de fornecedores;
• Mensagens comemorativas.


6 - Status

Caso algum cliente se recuse a receber as ofertas pela lista de transmissão, uma alternativa é o status do WhatsApp. Através dele, é possível compartilhar fotos e vídeos, com ofertas e novidades, de forma parecida com o story do Instagram.

Nesse caso, a visualização estará disponível para contatos salvos na agenda da loja, que também tenham o seu número salvo.

Atenção à linguagem!

Como se trata de uma ferramenta utilizada diariamente, não é necessário ser totalmente formal durante as conversas com o cliente, mesmo na versão Business. Procure utilizar uma linguagem mais descontraída e adicione emojis para gerar aproximação durante a troca de mensagens.

Por fim, se você ainda não utiliza algum desses recursos para fazer vendas pelo WhatsApp, comece a explorá-los hoje mesmo e aproveite ao máximo a ferramenta.

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Acompanhe as redes sociais da Rolemar e tenha acesso a dicas valiosas para o sucesso do seu negócio!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.