BLOG

Fechamento de vendas: dicas para negociar com o cliente na autopeças

Fechamento de vendas: dicas para negociar com o cliente na autopeças
O fechamento da venda é um momento decisivo na negociação de peças automotivas. O uso das técnicas certas irá garantir que todo o trabalho realizado anteriormente seja concluído com sucesso e que o cliente fique satisfeito.

A etapa de fechamento não é algo isolado. É resultado de todas as ações aplicadas anteriormente. Sendo assim, o vendedor que oferece um bom atendimento desde o primeiro contato, seja por WhatsApp ou presencialmente, aumenta significativamente as suas chances de fechar mais vendas.

Reunimos neste post algumas das principais técnicas de fechamento de vendas para te ajudar a melhorar os resultados na sua loja de autopeças. Acompanhe a seguir!


Descubra as necessidades do cliente

É no momento do fechamento que o vendedor consegue identificar o nível de interesse do cliente e quais são as objeções que estão impedindo a venda.

Faça as perguntas certas para entender exatamente o que ele precisa e definir os seus próximos passos na negociação. Nessa hora, a melhor estratégia é perguntar diretamente o que está impedindo a conclusão da compra para estudar a melhor forma de contornar a situação.


Foque nas vantagens do produto

Deixe claro para o cliente os motivos pelos quais os seus produtos e a sua empresa são as melhores escolhas para atendê-lo, enfatizando as vantagens que ele terá ao fechar negócio. Demonstre que tem propriedade sobre o item vendido, explicando sobre a reputação da marca ofertada, qualidade do material, índice de garantia, entre outras informações relevantes para a negociação.

Vale também destacar benefícios específicos da sua loja, como condições de pagamento, prazo de entrega, suporte, entre outros diferenciais.


Mantenha-se atualizado sobre o mercado

Conhecer a fundo os produtos vendidos é importante em qualquer etapa do processo de vendas. No entanto, essa necessidade se destaca ainda mais no momento da tomada de decisão, que é o fechamento.

Afinal, se o comprador não conseguir esclarecer as dúvidas ou não sentir confiança no vendedor, certamente não irá fechar negócio.


Saiba negociar os descontos

Trabalhar com uma margem para desconto garante mais autonomia ao vendedor, principalmente quando o cliente é daqueles que fazem de tudo para baixar o preço. Você só precisa saber como usar o desconto a favor da sua loja.

Negocie com o comprador e deixe claro que há um prazo de validade para aquela oferta.  Dessa forma, você irá despertar o senso de urgência para estimulá-lo a fechar a venda o mais rápido possível.


Ofereça soluções alternativas

Nos casos em que não há uma margem de desconto para negociar, uma opção é apresentar uma outra versão do produto, deixando claro que o comprador não terá os mesmos benefícios da primeira opção.

Exemplo: se o cliente está negociando uma pastilha de cerâmica e você não consegue baixar o preço, apresente outra opção. Destaque as vantagens da oferta inicial (cerâmica) e deixe claro os benefícios que ele irá perder ao escolher a opção alternativa.

Ao fazer isso, a tendência é que o comprador foque nos benefícios do produto e não somente no preço, entendendo que cabe a ele decidir o que é mais importante: preço ou qualidade.

 
E aí, pronto para colocar as técnicas em prática e fechar mais vendas na sua loja? Siga o perfil da Rolemar no Instagram e tenha acesso a mais dicas para levar a sua autopeças para o próximo nível!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.