BLOG

Saiba como usar a avaliação dos clientes para vender mais

Saiba como usar a avaliação dos clientes para vender mais
É cada vez mais comum se deparar com clientes que pesquisam a empresa antes de comprar. O que o seu cliente encontra quando pesquisa sobre a sua loja de autopeças?

Uma pesquisa realizada pela BrightLocal, sobre opinião do consumidor, revelou que 76% das pessoas leem avaliações online de empresas locais frequentemente. Diante disso, é possível concluir que as avaliações são um recurso fundamental para atrair mais clientes e aumentar a confiança.

A partir delas, é possível saber como as pessoas se sentem em relação à sua loja e os produtos oferecidos. Além disso, ao ter fácil acesso a esse tipo de informação, o cliente sabe se o estabelecimento oferece um bom atendimento mesmo antes de comprar, principalmente quando a venda é feita por canais digitais.

Mas, para alcançar mais resultados por meio das avaliações, o primeiro passo é garantir a qualidade do seu trabalho e das peças oferecidas. Assim, não haverá motivos para ter receio de pedir aos clientes que avaliem a sua loja.

Quer entender mais sobre como as avaliações dos clientes podem te ajudar a vender mais? Continue a leitura e veja as dicas que preparamos para você!


Aumentando a credibilidade

As informações estão cada vez mais acessíveis, isso é um fato. Com isso, o consumidor avalia uma série de fatores antes de fazer negócio, entre eles, as avaliações de outros compradores.

Uma das principais razões para isso é o fato de que o cliente tende a confiar mais em uma empresa quando a qualidade e confiabilidade de seus produtos é validada por terceiros, pois trata-se de uma opinião imparcial e sem conflito de interesses. Mesmo que a sua empresa garanta a qualidade dos produtos oferecidos, a percepção de quem compra e utiliza é um ponto fundamental para atrair outras oportunidades de negócios.

Isso porque, as avaliações atuam como uma prova social, um dos gatilhos mentais mais eficientes para levar o cliente a tomar uma decisão. Ao perceber que o seu produto já foi testado e validado por outras pessoas, o futuro comprador se sente mais seguro para efetuar a compra das peças e se sente mais confiante em relação à experiência oferecida pela loja.


Quais são os tipos de avaliações

Nem sempre os clientes avaliam a loja espontaneamente, muitas vezes, será necessário pedir. Existem diferentes formas de fazer isso:
 
• Contato telefônico;
• Enquetes no WhatsApp;
• Formulários do Google;
• Google Meu Negócio;
• Redes Sociais;
• Site (caso tenha).

Antes de escolher o canal a ser utilizado, considere os hábitos do cliente.O WhatsApp, por exemplo, oferece a opção de criar enquetes com múltiplas opções de resposta para medir o nível de satisfação do comprador. Se o seu cliente usa esse canal, vale a pena considerá-lo como opção.

Mas, se esse recurso não faz parte da rotina dele, a loja dificilmente terá uma resposta. Nesse caso, será necessário usar outras formas de avaliação, como Google Meu Negócio ou enquetes impressas, por exemplo.


Existe jeito certo de pedir avaliação?

Seja qual for o canal escolhido, o importante é garantir que as perguntas levem em conta a realidade do cliente. De nada adianta elaborar questões que exigem longas respostas se o cliente não tem tempo para respondê-las.

Em alguns casos, avaliações de estrelas e/ou respostas de “sim” e "não” são suficientes para compreender o nível de satisfação. Nesse caso, para um levantamento mais detalhado, é possível disponibilizar um campo para comentários. Assim, o cliente tem a opção de deixar algum apontamento específico sobre como foi a experiência com a peça adquirida e/ou com a empresa.

Após recolher as avaliações, analise os apontamentos, reúna as informações e compartilhe através das redes sociais, WhatsApp ou outros canais de comunicação com potencial de atingir novas oportunidades de vendas para a sua loja.


Mas, e se o feedback for negativo?

Se você deixa de coletar feedbacks por medo das avaliações negativas, está na hora de rever essa (falta) de atitude. Afinal, as opiniões dos clientes são essenciais para identificar falhas no atendimento e/ou nos processos e buscar alternativas que resolvam os problemas apresentados.

Caso a avaliação negativa seja compartilhada em um canal público, como redes sociais e Google, analise a situação apresentada e convide o autor do comentário a continuar a conversa em um canal privado, como direct do Instagram ou WhatsApp. Assim, será mais fácil compreender a fundo o problema para buscar a melhor solução.

Nunca apague o comentário do cliente! O foco aqui é compreender e solucionar a questão apresentada. Descartar a avaliação não fará com que a questão desapareça, só irá deixar o avaliador mais insatisfeito e desconfiado em relação à empresa.


Acerte na reposição e não tenha medo da avaliação!

Na Rolemar, você encontra um portfólio completo para surpreender o seu cliente com um estoque que garante máxima segurança e qualidade.

Coloque as dicas em prática e atraia mais oportunidades de vendas com o que há de melhor em autopeças de reposição!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.